quinta-feira, 22 de maio de 2014

8.º Colóquio dos Jovens Filósofos

Realizou-se no passado dia 9 de maio de 2014, pela 8.ª vez, o Colóquio dos Jovens Filósofos, uma iniciativa da responsabilidade dos professores de Filosofia da Escola Secundária de Casquilhos.


Pelo quarto ano consecutivo, o evento decorreu no auditório da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, instituição parceira da ESC há já vários anos.

Este ano contámos com a participação, na qualidade de oradores, de alunos da Escola Secundária João de Deus, de Faro, da Escola Secundária da Moita e da escola parceira neste evento, a Escola Secundária Augusto Cabrita.
Como assistentes tivemos alunos da Secundária de Santo António.

A sessão de abertura contou com a presença de Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro e de Regina Janeiro, vereadora responsável pela área da educação.
A Escola Secundária Augusto Cabrita esteve representada pela professora Manuela Lopes, o Agrupamento de Escolas de Casquilhos pela professora Margarida Jesus e a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro pela sua diretora, a professora Otília Dias. Pedro Fernandes, ex-aluno da Escola Secundária Augusto Cabrita , foi o nosso “convidado especial”.

O colóquio foi aberto pela professora Maria Emília Santos, responsável por este projeto, declarando que este “é o dia em que os alunos são os protagonistas, os filósofos”. A professora Maria Emília realçou que este evento tem como objetivo “trazer a filosofia para fora da sala de aula, para combater a tendência atual de nos tornarmos todos iguais, com ideias feitas, todos formatados da mesma forma”. Não deixou também de agradecer aos alunos oradores das diversas escolas participantes, pois todo o trabalho de análise e reflexão sobre as obras é realizado fora das aulas, obrigando a um grande esforço e empenho da sua parte, assim como a toda a equipa que colabora neste projeto e que o torna possível.

Seguiu-se Pedro Fernandes, ex-aluno da Escola Secundária Augusto Cabrita e atualmente estudante universitário, que partilhou connosco o que representaram para ele os três anos em que foi orador em edições anteriores do Colóquio dos Jovens Filósofos: “pensar, raciocinar, argumentar… são capacidades muito importantes e o meu conselho é que as desenvolvam”, pois “a vida não é linear” e “depende é a palavra que vão ouvir mais vezes na vossa vida”.


“Pensar está na base do desenvolvimento pessoal e da nossa autonomia”, referiu Carlos Humberto, presidente da CMB, acrescentando que é preciso “transformar o pensamento da sociedade para a tornar melhor”, pois “a nossa maior obrigação é construir a nossa própria felicidade para, em conjunto, construirmos a felicidade de todos”.

A professora Otília Dias, diretora da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro que nos tem cedido nos últimos anos o espaço que permite acolher este evento, referiu a sua satisfação ao “ver o auditório da EST cheio de jovens do ensino secundário” num evento de reconhece “a filosofia como espaço de reflexão interdisciplinar” que nos permite ser “melhores pessoas, mais conscientes e mais cultas”.

“Pouco a pouco, as escolas vão aderindo a esta iniciativa, o que revela que o trabalho dos professores de filosofia está a dar frutos”, referiu a professora Manuela Lopes, da Escola Secundária Augusto Cabrita, confessando o seu desejo de, no próximo ano, ver ainda mais escolas envolvidas neste projeto.

A professora Margarida Jesus, representante da CAP do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, felicitou toda a equipa pelo “trabalho árduo e longo que muito orgulha o nosso agrupamento”, frisando que “precisamos de alunos que saibam que são capazes de pensar e de dar um contributo positivo para a sociedade” e por isso são tão importantes os eventos como o Colóquio dos Jovens Filósofos.

Regina Janeiro, vereadora responsável pela área da educação da CMB e presença
assídua neste evento desde a sua primeira edição, recordou que desde o início acreditou que este “projeto teria que crescer e sair do espaço da ESC”, tal como aconteceu, salientando que é um projeto único já bem “conhecido na área metropolitana de Lisboa”. Insistiu na importância de nos questionarmos ao longo de toda a vida, pois “não podemos aceitar o é assim porque sim”. O conselho que deixou aos alunos presentes foi o de se questionarem sempre, porque os jovens de hoje “são a capacidade de mudar o futuro”, porque nós precisamos que “formem um mundo melhor do que aquele que nós fomos capazes de formar”.

E assim, desta forma tão emotiva, era encerrada a sessão de abertura do 8.º Colóquio dos Jovens Filósofos, dando lugar às apresentações dos alunos sobre diversas obras literárias e filosóficas e ao debate sobre as suas reflexões.

À tarde houve ainda oportunidade para ouvir o testemunho de André Neves, ex-aluno da ESC atualmente a frequentar a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.

Veja a reportagem fotográfica aqui.

Um evento que leva mais longe o trabalho desenvolvido na Escola Secundária de Casquilhos e que proporciona aos nossos alunos uma oportunidade excecional para “exercitarem o pensamento”.

A Exposição Coletiva 12.º E (Artes Visuais) – Filósofos, patente na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro durante o dia do colóquio, foi a “cereja em cima do bolo”, enchendo de cor e criatividade este projeto, cada vez mais aglutinador e multidisciplinar.

 Veja a exposição virtual aqui.


Parabéns a toda a equipa por mais uma edição de sucesso e a todos os alunos que se empenham e que fazem o esforço valer a pena.



Sem comentários:

Enviar um comentário