quarta-feira, 15 de maio de 2013

É possível desenvolver e incentivar o espírito crítico dos jovens!



Se há uma boa prova disso, será com certeza o COLÓQUIO DOS JOVENS FILÓSOFOS organizado há já 7 anos pela Escola Secundária de Casquilhos.

Para quem já teve a oportunidade de assistir a este evento, não há dúvidas sobre a importância do papel da filosofia na formação dos jovens no contexto da sociedade contemporânea. Quando participam neste projeto, os alunos de filosofia estão a adquirir e a exercitar competências que lhes serão muito úteis no seu futuro, como o desenvolvimento do pensamento crítico, autónomo e emancipado e da sensibilidade ética, estética, social e política.



Este projeto tem ainda como objetivo reconhecer a filosofia como espaço de reflexão interdisciplinar, mas tendo os alunos como protagonistas.

Os professores são aqui os mediadores de um trabalho resultante do grande esforço e empenho dos jovens participantes, que analisam e refletem sobre os textos fora do período normal de aulas.

O debate de ideias durante a análise dos textos propostos e durante a sua apresentação no Colóquio revela claramente que a Filosofia está viva e que pode ser muito relevante na formação dos jovens.


A sessão de abertura contou com a presença da professora Otília Dias, diretora da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, da Dr.ª Regina Janeiro, vereadora da educação, do professor Jorge Paulo Gonçalves, anterior diretor da Escola Secundária de Casquilhos, da professora Mariana Alves, diretora do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita e pela professora Helena Tavares, diretora da CAP do Agrupamento de Escolas de Casquilhos. 


Os trabalhos foram conduzidos pela professora Maria Emília Santos, responsável pela organização do evento, contando com a colaboração das professoras de filosofia Anabela Rosmaninho (ESAC), Graça Carvalho (ESC) e Ana Soares (ESAC).









Os alunos apresentaram as suas reflexões sobre as seguintes obras:

1- Fédon, Platão.
2- Cândido, Voltaire.
3- Ética prática, Peter Singer.
4- Aventuras de João sem medo, José Gomes Ferreira.
5- Fahrenheit – 451, Ray Bradbury.
6- Televisão: um perigo para a democracia, Karl Popper.

 
Da reflexão sobre estas obras resultaram várias questões que, depois de apresentadas pelos alunos, foram lançadas a debate.


Os oradores foram questionados pelos alunos assistentes e tiveram que defender as suas reflexões em público. E, podemos afirmar, defenderam-se com muita segurança e convicção!

Este trabalho louvável por parte dos professores e alunos envolvidos revela que é, efetivamente possível, desenvolver parcerias entre as escolas com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura, desenvolver a capacidade de questionar o que nos rodeia e formar jovens conscientes do poder do conhecimento, da imaginação e da reflexão.

Por esta ocasião esteve ainda patente a exposição coletiva intitulada “Filósofos”, onde se podiam apreciar belíssimos retratos de grandes filósofos realizados pelos alunos do 10.º D da Escola Secundária de Casquilhos, sob a coordenação do Professor Paulo Nunes.

Pode ver o álbum da exposição aqui. 



A sétima edição do Colóquio dos Jovens Filósofos teve o Apoio da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, da Câmara Municipal do Barreiro e da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, tendo contando com a participação de alunos do secundário da Escola Secundária de Casquilhos e da Escola Secundária Augusto Cabrita (Escola Parceira com o Projeto Filosofia para Todos).

Realizou-se, pela quarta vez, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, no passado dia 9 de maio, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00.
Com o objetivo de proporcionar o acesso a um maior número de alunos, professores e público em geral, o Colóquio foi transmitido em direto online, podendo ser visionado através de um link publicado para esse efeito na página oficial da Escola Secundária de Casquilhos.

Para aceder às gravações do Colóquio basta clicar aqui. Dê uma espreitadela!

Um projeto muito significativo do ponto de vista pedagógico, que merece o reconhecimento de toda a comunidade escolar.
Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário