quarta-feira, 22 de maio de 2013

Decorreu em Itália o 2.º encontro do projeto Comenius:


Diferentes culturas, diferentes ideias, os mesmos direitos humanos na voz dos alunos

Em outubro de 2012, este projeto trouxe a Portugal 11 professores de nacionalidade turca, polaca e italiana. Agora foi a vez de a nossa escola viajar, em busca de novas experiências e com o objetivo de divulgar os direitos humanos.
 
Assim, no dia 28 de abril, o grupo da Escola Secundária de Casquilhos, composto por 6 alunos e 5 professores, viajou rumo a Bolonha, Itália, para participar na 2.ª mobilidade do projeto.

As atividades decorreram em Carpi, a cidade onde está localizada a escola anfitriã, o Istituto Comprensivo Carpi 2.
Como é habitual nos projetos Comenius, os nossos alunos ficaram alojados em casa de famílias de alunos da escola anfitriã, que os receberam com tanta simpatia que os fizeram sentir-se verdadeiramente “em casa”.
Este contacto familiar permitiu-lhes conhecer melhor a cultura italiana: a sua identidade, a sua gastronomia, os seus costumes.

No dia 30, conheceram o Instituto Comprensivo de Carpi, onde trabalharam juntamente com grupos de alunos italianos, polacos e turcos na redação de materiais sobre os Direitos Humanos.
Esta mobilidade permitiu a troca de ideias, a prática do inglês (escrito e falado) e a criação de novos amigos, mas permitiu também conhecer Modena, uma cidade medieval italiana, Verona e Florença.

No dia 4, o grupo regressou a Portugal, com tristeza e saudades dos novos amigos, mas enriquecido com esta experiência única e multicultural!

Veja o que esta semana representou para os alunos envolvidos no artigo que escreveram para o “Jornal do Barreiro” aqui.

Ficam as fotos e as memórias inesquecíveis.
  

  

  


  

Sem comentários:

Enviar um comentário