domingo, 28 de abril de 2013

Semana Comenius – 15 a 20 de abril de 2013

Há já uma semana que nos despedimos dos nossos visitantes entre choros e abraços.

Na memória de todos ficará uma semana inesquecível, cheia de atividades e momentos de convívio e partilha que enriqueceram os jovens que se dedicaram totalmente a este projeto.

A dedicação de todos os que contribuíram para a concretização desta semana foi exemplar, por isso não podíamos deixar de partilhar com os nossos amigos os melhores momentos.

Dia 15: acolhimento na escola e visita à cidade.

Dia 16: os professores estiveram a atualizar a plataforma eTwinning. Esta plataforma é gratuita e segura e destina-se ao desenvolvimento, à publicação e à partilha de projetos de parceria entre professores e escolas na Europa. Assim, o grupo utiliza esta plataforma como arquivo dos materiais produzidos nos diversos encontros e nas escolas participantes. Além desta plataforma, o projeto terá que ser publicado na European Shared Treasure de forma a ficar disponível para o público em geral, pelo que este encontro serviu também para avaliar esta plataforma e explorar como funciona.

Os alunos filmaram os 3 filmes previamente delineados no encontro anterior, que decorreu na Eslováquia. Cada um dos filmes tem por base um artigo diferente da Convenção dos Direitos da Criança. Os 30 alunos participantes foram divididos em três equipas compostas por elementos dos 6 países envolvidos, e cada equipa ficou responsável pela filmagem de um guião.
 

 

Dia 17: Dia da Escola – Durante a manhã, professores e alunos participaram em diferentes atividades desenvolvidas pela escola.
 

 



À tarde, o grupo participou numa visita a Sintra.










Dia 18: Visita a Lisboa, incluindo Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Mosteiro dos Jerónimos e Museu dos Coches. Claro que não se perdeu a oportunidade de apresentar aos nossos visitantes os deliciosos Pastéis de Belém.

 

Dia 19: Os professores tomaram as decisões necessárias para definir o “produto final” do projeto que será um DVD com os melhores vídeos alusivos aos direitos das crianças produzidos pelos diversos países participantes. Foram também feitos os preparativos para o último encontro deste projeto, que se realizará na Polónia entre 1 e 7 de junho.


Os alunos concluíram as filmagens dos vídeos, que serão montados no encontro na Polónia.






À noite realizou-se a festa de encerramento, que contou com a colaboração excecional dos pais e encarregados de educação que, não só proporcionaram o melhor acolhimento e alojamento aos alunos estrangeiros, como contribuíram para o fornecimento dos alimentos servidos na festa.






A Associação de Pais e Encarregados de Educação da ESC colaborou na organização deste evento, não podendo deixar de agradecer também a todos os professores que foram responsáveis pela decoração da sala e das mesas e que contribuíram com alimentos e bebidas para que nada faltasse, nem mesmo um caldo verde aconchegante que confecionaram no próprio dia. Agradecemos também às duas entidades que patrocinaram a festa e que permitiram que fosse um sucesso.

Os nossos profundos agradecimentos para


A Telha do Pão, que nos permitiu servir salgados, folhados e pizas que fizeram as delícias de todos.






A Pastelaria moderna que disponibilizou as suas deliciosas bolas de manteiga.




A festa foi animada maioritariamente pela “prata da casa”.
O talento dos nossos alunos foi bem visível e, mais uma vez, nos encheu de orgulho:

               

Dança do ventre, Inês Dias do 12.º E             Dança de salão, Lia Cabaço do 10º E e
                                                                                                    o ex-aluno Ivo Cabaço



Hip-hop com o Grupo «Dance Coolture», do qual fazem parte alunos da ESC








As nossas “Spice girls” proporcionaram um excelente momento de humor e divertimento.
Admirámos a coragem de João Antão, José Pinto, David Silva, André Fialho e Emanuel Lopes, todos do 10.º B.





Contámos ainda com um duo de música tradicional portuguesa e com a participação do DJ Miguel Gomes (da GREEN IMAG'in - DESIGN & PUBLICIDADE), que possibilitou a alguns alunos a experiência de “passar música”). O nosso obrigado também para eles!






Dia 20: Para uma despedida em grande o grupo dividiu-se em dois para que pudessem disfrutar de uma última experiência memorável: Visita a Fátima e  Visita ao Cabo Espichel, a Sesimbra e à Arrábida.

 




Sem comentários:

Enviar um comentário