quinta-feira, 18 de abril de 2013

Comenius traz alunos e professores estrangeiros à ESC!


Chegaram no passado domingo, dia 14 de abril, os representantes das escolas envolvidas no
projeto Comenius Human Rights and Digital Literacy For Young Europeans: IES Sácilis (Pedro Abad, Córdova, Espanha), Escola Secundária Mehmet Güneş Anadolu (Öğretmen, Şanlıurfa, Turquia), Instituto Técnico Industrial Evangelista Torricelli (S. Agata di Militello, Itália), Escola Secundária Zespol Szkol w Libiazu (Polónia) e Escola Secundária Pavla Petra Godjdiča (Prešov, Eslováquia).

Como já tivemos oportunidade de divulgar anteriormente, este projeto pretende promover os direitos humanos usando as novas tecnologias, desenvolver as competências linguísticas, digitais e interculturais de todos os intervenientes, reforçar a cooperação europeia entre grupos de alunos e professores europeus, aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os direitos humanos e promover o respeito pelos mesmos.

Durante esta semana, os alunos e professores envolvidos no projeto desenvolverão na Escola Secundária de Casquilhos os trabalhos programados, mas também terão a oportunidade de conhecer mais o nosso Concelho e o país.

Na segunda de manhã, dia 15, o grupo foi acolhido na Biblioteca da ESConde teve a oportunidade de assistir às atuações de alguns alunos da ESC e de ouvir as palavras de boas-vindas proferidas pelo diretor da escola, professor Jorge Paulo Gonçalves, e pela presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Isabel Bolsa.


Ambos demonstraram também o seu apreço à professora Cristina Ramalho, pela sua dedicação a este projeto e por ter proporcionado aos nossos alunos uma experiência verdadeiramente única, enriquecedora e inesquecível.


Não podemos deixar de dar os parabéns aos talentosos alunos que participaram na receção pelo ótimo trabalho que fizeram e por terem representado de forma exemplar a nossa escola. São eles:
Apresentadores: Henrique Costa, Joana Frade e Joana Matos, todos do 10.º B.
Cordas: Gil Alves, do 12.º A, João Antão, do 10.º B e Duarte, do 9.º ano da Escola Básica da Quinta da Lomba.
Piano e flauta: João faria, do 10.º C.
Cantores: Catarina Coelho, do 10.º C, Marta Fonte, do 12.º G e Ruben Xavier, do 11.º G.
Acordeão: Tiago, do 11.º D


As fotos desta receção estão disponíveis na página de Facebook da ESC.


Depois, professores e alunos puderam conhecer o espaço da escola.






Os alunos envolvidos, portugueses e estrangeiros, tiveram ainda a oportunidade de participar num Peddy Paper organizado pelos alunos de Animação Sociocultural da delegação do Barreiro da Escola Profissional Bento Jesus Caraçapossibilitando-lhes um agradável momento de convívio e aproximação.



Da parte de tarde, a comitiva participou numa visita guiada ao Património do Concelho do Barreiro e os docentes foram ainda recebidos nos Paços do Concelho pelos vereadores Carlos Moreira e Regina Janeiro. 

Pode ver a notícia publicada no site da CMB aqui.


Os alunos do 10º D (Artes) pintaram telas com imagens do Barreiro para oferecerem aos visitantes.

Sem dúvida algo verdadeiramente único e original para oferecer!



Sem comentários:

Enviar um comentário