sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dia Internacional da Convenção para os Direitos das Crianças

No passado dia 20 de novembro comemorou-se mais um Dia Internacional da Convenção para os Direitos das Crianças.

Para assinalar a data, o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental da Associação NÓS (CAFAP) e a Escola Secundária dos Casquilhos convidaram a comunidade para um momento de partilha e debate sobre os Direitos da Criança.

O evento Proteger realizou-se na passada terça-feira, dia 20 de novembro, pelas 21 horas, no Salão Principal da S.D.U.B Os Franceses e contou com a presença de membros do CAFAP e de outras valências da Associação NÓS, de alunos, professores e encarregados de educação da ESC, de membros da CPCJ do Barreiro e da associação cultural “Os Filhos de Lumière”, entre outros.

Foram projetadas três curtas-metragens, realizadas por alunos da Escola Secundária dos Casquilhos no âmbito do Projeto Comenius "Direitos Humanos e Literacia Digital para Jovens Europeus", alusivas aos Direitos da Criança, às quais se seguiu uma reflexão conjunta sobre os artigos 2.º e 19.º da Convenção dos Direitos da Criança.
A abertura do evento esteve a cargo da Dr.ª Guida Mendes, do CAFAP, e do professor Jorge Gonçalves, diretor da Escola Secundária dos Casquilhos.



A Dr.ª Guida Mendes salientou a qualidade do projeto e do trabalho realizado pelos alunos da ESC, manifestando o prazer e a honra que foi para o CAFAP poder celebrar o Dia Internacional da Convenção para os Direitos das Crianças mostrando e refletindo sobre o resultado desse trabalho. Deu ainda os parabéns aos alunos por terem conseguido representar tão bem os artigos 2.º e 19.º da Convenção dos Direitos da Criança, salientando o caráter preventivo do Projeto Comenius: estes jovens tiveram que refletir sobre esta problemática e ficaram, seguramente, mais conscientes dela e da forma como poderão, no futuro, ajudar outras crianças.



O professor Jorge Gonçalves elogiou a criatividade e a originalidade dos vídeos produzidos, bem reconhecidas pelos restantes países parceiros do Projeto Comenius "Direitos humanos e Literacia Digital para Jovens Europeus". Acrescentou que, numa escola tão multicultural como a ESC, faz todo o sentido participar neste tipo de projetos que obrigam os alunos a trabalhar com pessoas de diferentes nacionalidades e culturas.

Vários alunos quiseram falar sobre a sua experiência neste projeto, sobretudo sobre a reflexão que os obrigou a fazer, notando-se o orgulho de todos pelo resultado final do seu esforço e empenho.


O professor Renato Albuquerque, da Escola Secundária dos Casquilhos, fez questão de louvar a forma como os alunos se expuseram para transmitir a mensagem desejada, saindo da sua zona de conforto, deixando de lado a timidez e tornando-se verdadeiro atores.

Mais uma vez a APEE da Escola Secundária dos Casquilhos tem o prazer e o orgulho de divulgar no seu blogue o trabalho realizado por alunos e professores da ESC, não podendo deixar de agradecer ao CAFAP e à Associação NÓS pelo interesse demonstrado por esse trabalho e pela oportunidade que proporcionou de o mostrar à comunidade do Barreiro.


Os três filmes visionados estão todos publicados no site do projeto e foram “O Sonho de Lara, realizado pelo coletivo do 10º A em parceria com Os Filhos de Lumière no ano letivo de 2011/2012, “O Outro Lado, realizado pelo coletivo do 10º C em parceria com Os Filhos de Lumière no ano letivo de 2011/2012, e “Nothing”, realizado pelas alunas Marta Silva e Sofia Marques do 12º E no ano letivo de 2011/2012. (clique nos links para visionar os filmes)


Todos "filmes inteligentes", como referiu a professora Cristina Ramalho, coordenadora do projeto  Comenius "Direitos Humanos e Literacia Digital para Jovens Europeus", que vale a pena ver e rever!


Para além destes três filmes, os alunos envolvidos neste projeto produziram muitos outros vídeos, que pode ver no site do projeto(clique no link para ver os vídeos)

Também pode ver mais fotografias do evento no álbum publicado na página de Facebook da ESC. (clique no link para ver as fotos)

Sem comentários:

Enviar um comentário