sábado, 20 de outubro de 2012

Visita de estudo no âmbito do 1º encontro do projeto Comenius:


Diferentes culturas, diferentes ideias, os mesmos direitos humanos na voz dos alunos


O projeto Comenius trouxe a Portugal 11 professores de nacionalidades, turca, polaca e italiana.
Ao longo de uma semana de trabalho para planificação e definição das estratégias e atividades a desenvolver em cada escola (país), houve ainda tempo para algumas atividades de cariz cultural.

Assim, para além do almoço na antiga estação de tratamento das ostras no Rosário (Moita) e de uma visita guiada à Quinta da Bacalhôa, em Azeitão, realizados no dia 17 de outubro, os professores visitantes puderam ainda ir a Lisboa e a Sintra no dia 18 de outubro.

Os alunos do 8.º A, acompanhados pelas professoras Cristina Evangelista, Isabel Lopes (coordenadora do projeto), e Sílvia Zuzarte, tiveram a oportunidade de os acompanhar nesta visita.

Durante a manhã visitaram os Claustros do Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém. No período da tarde o Palácio da Pena acolheu os visitantes. As condições climatéricas adversas, com momentos de intensa precipitação, obrigaram a ligeiras alterações na proposta inicial, não tendo sido possível concretizar as visitas previstas ao Padrão dos Descobrimentos (Belém) e ao Castelo dos Mouros (Sintra).

A visita incluiu igualmente alguns momentos “doces”, quer em Belém, com a degustação dos famosos pastéis de Belém, quer em Sintra, junto ao Palácio da Vila, onde os mais gulosos se puderam deliciar com os típicos travesseiros.

Durante toda a visita os alunos conversaram de forma animada com todos os professores. O inglês foi o idioma que permitiu ficar a conhecer melhor os nossos convidados estrangeiros, bem como alguns aspetos das suas culturas.

É também importante referir que os alunos não tiveram qualquer despesa com esta atividade, pois todos os custos com transporte e entradas foram suportados pelo projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário