sábado, 22 de setembro de 2012

Portugal representado pela ESC

no Intercâmbio Europeu de Jovens “Let’s think green creatively – Part III”



Financiado pela União Europeia, o programa “Youth in Action” (Juventude em Ação) é um programa abrangente destinado aos jovens. Promove a mobilidade dentro e fora das fronteiras da UE, a aprendizagem informal e o diálogo intercultural.
O programa tem como objetivo estimular o sentimento de cidadania europeia ativa, a solidariedade e a tolerância entre os jovens europeus, envolvendo-os na construção do futuro da União Europeia.

Neste âmbito, realizou-se em Trzebinia, na Polónia, entre 21 a 28 do passado mês de agosto, um intercâmbio de jovens promovido pela associação polaca “Uwolnij Marzenia” sob o tema “Let’s think green creatively” (Vamos pensar ecologicamente, com criatividade).

Neste intercâmbio, que decorreu no parque de campismo Zalew Chechlo e envolveu 29 jovens e 6 professores de 4 países (Estónia, Polónia, Portugal e Turquia), realizaram-se várias atividades relacionadas com ecologia destinadas a consciencializar os jovens do seu papel na proteção e sustentabilidade ambiental. O programa incluiu ainda atividades de cariz desportivo e cultural, entre as quais se pode destacar a caminhada pedestre nas montanhas Tatra, o desporto aventura em Kryspinów, a visita a Cracóvia e a visita guiada aos campos de concentração de Auschwitz e de Birkenau, que deixou todos os participantes bastante emocionados.

Portugal esteve, mais uma vez, representado pela Escola Secundária de Casquilhos, com a presença da professora Cristina Ramalho e 6 alunos (as turmas referidas são as do ano letivo passado): Catarina Ganhão e Vanessa Lopes do 10º C, Lara Matos, João Rendeiro e Miguel Gonçalves do 10º A e João França do 9º A.
 
Para além de algumas fotografias bem representativas, deixamos-vos a ligação do vídeo dos melhores momentos elaborado pela aluna Lara Matos: Youth In Action Project: "Let's Think Green Creatively - Part III" - Poland 2012

O convívio e a interação entre estes 29 jovens, de países de diferentes línguas, culturas e religiões, permitiu-lhes partilharem experiências e pontos de vista, aprendendo, uns com os outros, um pouco mais sobre as diversas realidades sociais e culturais enquanto reforçavam o seu sentimento de pertença à União Europeia.

Todos os participantes receberam um certificado “Youthpass” (Passe Jovem) no final do encontro. Através deste certificado, a Comissão Europeia valida a participação no Programa Juventude em Ação, reconhecendo-a como uma experiência educativa de aprendizagem informal, em que os jovens adquirem competências e aptidões que podem ser úteis na sua vida futura.

Será, com certeza, uma mais-valia no currículo destes jovens!



Sem comentários:

Enviar um comentário