terça-feira, 18 de setembro de 2012

Alunos da ESC premiados em 2011/2012

É como muito orgulho que homenageamos no blogue da APEE alguns dos alunos da Escola Secundária de Casquilhos que se destacaram em atividades extracurriculares de cariz cultural durante o ano letivo de 2011/2012.

Estes alunos contribuíram para a divulgação do nome da Escola e para a melhoria da sua imagem junto da comunidade em geral e, à porta de um novo ano letivo, quisemos recordar o que fizeram, agradecendo-lhes o mérito e o empenho e incentivando-os a continuar a enfrentar desta forma os novos desafios que terão pela frente.
Claro que não podemos deixar também de agradecer a todos os outros alunos que se envolveram para além do estritamente exigido pelas atividades curriculares, contribuindo para levar mais longe o nome da nossa escola.
Os alunos estão referidos por ordem alfabética.
João França, do 9ºA, que é também monitor da Biblioteca da ESC, obteve uma Menção Honrosa no concurso Escola.Escrita.Cinema com o guião “O tempo nunca se esgota”. O concurso foi promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares com o objetivo de “estimular a produção escrita nas crianças e adolescentes, contribuindo para um pleno desenvolvimento das ideias e dos afetos, através da expressão do pensamento”. O concurso propunha a elaboração de guiões para a realização de curtas- metragens, que deveriam ser entregues até 31 de dezembro de 2011. Os resultados foram publicados no dia 2 de fevereiro de 2012 na página oficial da Rede de Bibliotecas Escolares: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/456.html
 Vanessa Duarte, do 11º C, ganhou o 1º prémio no segmento júnior da categoria“Escrita” do concurso “Via Láctea, estrelas feitas com leite e talento”. Este concurso foi promovido pela FENALAC (Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite) e teve como objetivo promover o consumo de leite na faixa etária dos 15 aos 23 anos. O júri da categoria “Escrita” era composto por Luísa Castel-Branco, Rita Ferro Alvim e Luís Miguel Rocha. A entrega dos prémios aos vencedores, assim como a exposição dos trabalhos finalistas, decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, no dia 29 de junho de 2012. Pode ler o texto da Vanessa na página oficial do concurso: Vialacteascrita/junior/vanessa_duarte
É importante referir que a Vanessa tinha já alcançado o 1º lugar na fase distrital do Concurso Nacional da Leitura que decorreu no dia 26/04/2012, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal. Assim, ela representou a nossa escola e o Distrito de Setúbal na última eliminatória deste concurso promovido pelo Plano Nacional de Leitura com apoio de várias entidades como a RTP e a Rede de Bibliotecas Escolares, que se realizou em Lisboa no dia 29 de junho de 2012. Embora não tenha chegado à final, a sua participação no Concurso Nacional da Leitura de 2011/2012 é também digna de menção.
Yuliya Pavelko, do 11º F, é a criadora do logótipo que constará em todos os documentos do projeto Comenius, uma parceria que envolve a nossa escola e outras 4 escolas europeias (na Eslováquia, Espanha, Itália, Polónia e Turquia) e que está inserido no Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV) da União Europeia. O projeto tem a duração de dois anos e envolve professores e alunos, sendo o seu principal objetivo a promoção dos direitos humanos com recurso às novas tecnologias.
No dia 14 de fevereiro de 2012, durante a mobilidade realizada em Sant’Agata de Millitelo, na Sicília, a nossa escola e a Escola Técnico Industrial Evangelista Torricelli apresentaram as suas propostas para o logótipo oficial do projeto, tendo sido escolhido o desenhado pela Yulia.
A ESC não podia estar mais orgulhosa, pois para além do logótipo vencedor, os restantes logótipos apresentados, desenhados pelos alunos das turmas 11º F e 12º E no âmbito do projeto Comenius, revelaram o grande talento e empenho dos nossos alunos. Pode vê-los em: Logo/Comenius/ESCasquilhos


Sem comentários:

Enviar um comentário